terça-feira, 20 de dezembro de 2011

|Resenha| Água Para Elefantes


Título: Água para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Ano: 2007
Páginas: 336
Sinopse:
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
 
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.


Resenha:
A história de Jacob Jankawski é contada em dois tempos, paralelamente.

Aos 93 anos de idade, Jacob se encontra em uma casa de repouso, vivendo aos cuidados de enfermeiras , das quais depende para as mais básicas atividades. Um circo que chega à cidade, traz a Jacob a lembrança de uma vida que lhe parece muito distante.

Era o ano de 1931, Jacob tinha 23 anos e acabara de perder seus pais em um acidente de carro. Sem dinheiro e desabrigado, ele se vê obrigado a deixar a faculdade de veterinária sem prestar os exames finais.

Sem ter para onde ir, e sem saber que mudaria sua vida para sempre, Jacob acaba pulando em um trem em movimento: O Esquadrão Voador do Circo Irmão Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. E acaba por se tornar veterinário do circo.

Lá, Jacob sofre nas mãos de Tio Al (que tem jeito de tudo, menos de tio) e de August, um homem altamente instável, mas casado com uma bela mulher, chamada Marlena.
" Ela está diante de uma fileira de cavalos pretos e brancos , usando uma malha com lantejoulas rosa e sapatilhas de cetim, e conversa com um homem de fraque e cartola"
- Página 45

A chegada de Rose -uma elefanta absolutamente encantadora- traz novas esperanças ao Circo dos Irmãos Benzini, que se mostram infundadas ao fim da primeira apresentação de Rose.

Cheio de situações inusitadas, amores proibidos e os encantos e os desencantos do circo, Água Para Elefantes nos traz a realidade dos circos ambulantes das décadas de 1920 e 1930, como citado pela própria autora.
"Meu coração bate tão forte que, apesar do rugido da multidão, ouço o fluxo do sangue atravessando os meus ouvidos. Sinto-me explodir, transbordar de amor."
- Página 206
Um livro absolutamente encantador e apaixonante, e altamente recomendado! :D

Quanto ao filme, posso dizer que foi bastante fiel ao livro - apesar do corte de Tio Al. Gostei bastante! (:


Para quem não sabe, no filme Jacob Jankowski foi interpretado por ninguém menos que Robert Pattinson #todasgrita.
E além disso, conta com astros como Reese Witherspoon, Christoph Waltz, James Frain, Paul Schneider, Hal Holbrook, Tim Guinee, Dan Lauria, Tatum Etheridge, Ken Foree.

Confia o trailer:


"Água para elefantes se transformou num fenômeno do boca-a-boca"
- The New York Times