quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

|Resenha| Jogos Vorazes


Título: Jogos Vorazes
Subtítulo: Jogos Vorazes - Livro 1
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 397
Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha:

Estamos no Futuro, a América do Norte foi destruída e em seu lugar nasceu Panem, que é formada pela Capital e 12 distritos que são subjugados ao seu poder. Cada distrito é responsável por fornecer algum tipo de suprimento para a Capital.

Para exibir sua supremacia a Capital promove todos os anos os Jogos Vorazes. Mas você deve estar se perguntando, o que são os Jogos Vorazes. Bom, eu explico. Os Jogos Vorazes é uma competição, estilo Reality Show, onde 24 tributos (12 meninos e 12 meninas, um casal de cada distrito) são levados à uma arena e obrigados a lutarem até a morte a fim de sobreviver, pois apenas um pode ganhar, ou seja, apenas um pode sair vivo.

Quando se ganha os Jogos, isso lhe garante uma vida com muita fartura e conforto, mas ganhar não é fácil. Na arena, além dos outros tributos que estarão querendo te matar, temos armadilhas e cada um tem que se virar pra conseguir comida, água, ferramentas, suprimentos e armas. Para isso é necessário força e inteligência.

Quando Primorose Everdeen tem o nome escolhido para tributo do Distrito 12, sua irmã Katniss não consegue suportar e acaba por se oferecer no lugar de Prim. Já o tributo masculino, o filho do padeiro, não tem tanta sorte, ninguém se oferece em seu lugar. Então, Katniss Everdeen e Peeta Mellark são levados à Capital, a fim de se preparar para o grande evento. Que os Jogos Vorazes comecem!

Sim, eu sei, demorei bastante para ler este livro, e sim eu me arrependo de ter demorado tanto. Jogos Vorazes é um livro realmente eletrizante, do tipo que te prende do início ao fim. Além disso, ele é muito bem escrito, e a leitura flui espetacularmente rápido, e antes que você perceba o livro já acabou e você está desesperada pelo segundo volume!

Uma coisa que eu gostei na história, foi que apesar de todo o sofrimento, ela vem balanceada com um romance Peeta te quero, além de amizades inesperadas e personagens encantadores.
"Então ele lança um sorriso em minha direção que parece tão genuinamente doce e com a quantidade exata de timidez, que um inesperado fervor toma conta de mim.
Um sinal de alerta reverbera em minha cabeça. Não seja tão idiota. Peeta está bolando uma maneira de te matar, lembro a mim mesma. Está te seduzindo para te transformar em uma presa fácil. Quanto mais simpático aparenta ser, mais mortífero será.
Mas, como duas pessoas podem jogar esse mesmo jogo, fico na ponta dos pés e beijo seu rosto. Bem no hematoma. "
Pagina 81 – Capitulo 5
O livro é absolutamente recomendado a qualquer um que curta uma boa leitura, super indico!

E, é claro, eu não poderia deixar de comentar sobre o filme. Ele será lançado no dia 23 de Março de 2012, e eu mal posso esperar *-*
 Confira o trailer.